Notícias

Varejistas e empresas familiares de sucesso

Com uma cultura empresarial forte e espirito organizacional característico, os empreendimentos surgidos e administrados por famílias tem ocupado um lugar de destaque nos variados campos do mercado nacional. Na área do varejo, em especial, essas empresas têm deixado sua marca do pequeno negócio às grandes corporações.

A verdade é que no processo de amadurecimento da economia, elas inovaram e começaram a construir uma história que iria transformar a dinâmica varejista no país. Reunimos cinco empresa que vão fazer você ter um novo olhar sobre o crescimento desse mercado. Confira:

Leader

Leader como empresa familiar de sucesso.

Fundada pelos irmãos Newton e José Gouvêia, em parceria com seu tio Omar Machado de Gouvêa, a Leader surgiu como um pequeno negócio familiar no interior do estado de Minas Gerais. Desde sua fundação, a empresa buscou estreitar as relações entre funcionários, fornecedores e consumidor final. Os resultados desse planejamento levaram a Leader ao posto de uma das maiores lojas de departamento no Brasil e referência no comércio varejista nacional.

Presidente da Leader: empresa familiar de sucesso

Gouvêa, presidente da Leader

Depois de expandir sua sede em Niterói para a cidade do Rio de Janeiro em 1990, a empresa conta atualmente com cerca de 8 mil colaboradores, 7 milhões de cartões emitidos e 60 milhões de clientes circulando pelas 165 lojas espalhadas por 10 estados brasileiros. Com mais de 60 anos de atividade, a Leader consegue hoje alcançar um faturamento acima de R$ 2 bilhões por ano.

Pague Menos

Pague Menos: empresa de sucesso familiar

Uma pequena loja na periferia de Fortaleza. Foi assim que o patriarca da família Queiroz, Francisco Deusmar, deu inicio à rede de farmácias que iria se tornar um fenômeno dentro do cenário varejista. Há menos de duas décadas no mercado, a companhia ditou tendências Brasil incorporando o conceito norte-americano de drugstore.

Além de remédios, itens de beleza e higiene pessoal, a Pague Menos oferece objetos de uso diário, a exemplo de cartões e aparelhos telefônicos. Com a ajuda dos filhos no dia a dia da empresa, a exemplo da herdeira Patriciana Rodrigues que atua como diretora de compras e marketing da rede, Francisco conseguir cativar novos clientes e conquistar o mercado do Norte e Nordeste.

Francisco Deusmar, criador da Pague Menos

Francisco Deusmar

Com o mix de venda ampliado, a companhia firmou seu modelo de negócio e hoje tem um faturamento médio de R$1,55 bilhões por ano, estando presente em todos os estados brasileiros com mais de 200 lojas.

Magazine Luiza

Magazine Luiza: empresa familiar de sucesso

A marca Magazine Luiza carrega 58 anos de tradição percebidos em mais de 740 lojas em quase todo o país. Diferente do que muitos pensam, a loja não recebe o nome da “dama do varejo” Luiza Trajano, mas de sua tia Luiza Donato, que em 1957 adquiriu com o marido, Pelegrino José Donato, uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo.

Sucesso durante décadas na região, a empresa apresentou crescimento significativo durante a gestão da sobrinha do casal. Depois de ingressar oficialmente no grupo, Luiza trabalhou em diversos departamentos, da cobrança à gerência, passando por vendas e direção comercial, antes de chegar a superintendência. Hoje, presidente da loja, transformou o modelo administrativo do Magazine Luiza e se tornou referência no universo do varejo.

Pelegrino José Donato e Luiza casal que fundou o Magazine Luiza

Casal fundador do Magazine Luiza, Pelegrino José Donato e Luiza

A frente dos negócios, Luiza acelerou a política de aquisição iniciada pelos tios. Grandes redes varejistas foram incorporadas ao patrimônio da empresa, como a paulista lojas Líder, em 2003; a rio grandense Arno, em 2004; a rede lojas Maia, da Paraíba, em 2010; finalizando com as Lojas do Baú, em 2011.

Lojas Colombo

Lojas Colombro: sucesso como empresa familiar

Quem imaginaria que simples aparelhos televisores iriam transformar o mercado varejista de maneira tão incisiva? Foi a partir desta visão de mercado que os primos Adelino Raymundo Colombo e Dionysio Baltahsar Maggioni conseguiram expandir seus negócios. Fundada em 1959, as Lojas Colombo não apenas marcaram território local, como conquistaram lugar cativo no coração dos clientes, ao viabilizar a compra do objeto de desejo de dez entre dez consumidores da época.

Não demorou muito para a rede abrir sua primeira filial, na cidade de Caxias do Sul em 1965; menos de 30 anos depois, as Lojas Colombo deram inicio ao seu processo de nacionalização, com a abertura das primeiras unidades no interior do Estado de São Paulo. Hoje, a companhia conta com 157 lojas, três centros de distribuição e cerca de seis mil colaboradores presentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Já firmada no mercado e campeã de audiência no sul do país, a empresa não deixou pra trás o perfil familiar que deu origem aos negócios. Responsável por um dos três braços executivos das Lojas Colombo, o neto de Adelino, Carlos Eduardo Colombo, é quem responde pela diretoria de vendas e expansão da rede.

O Boticário

O boticário: empresa familiar de sucesso

Fugindo um pouco do cenário tradicional das empresas familiares no Brasil, a rede Boticário inicialmente não teve origem de uma organização entre membros de um mesmo clã. Inaugurada em 1977 pelo farmacêutico Miguel Krigsner, ainda como uma pequena farmácia de manipulação, a empresa se transformou na maior rede de franquias do setor de cosméticos em todo o planeta.

Em 2008 seu caráter familiar começa a se fortalecer quando o Boticário passou por uma mudança de comando. Miguel deixa a presidência da empresa e depois de um longo período de preparação sucessória, assumindi em seu lugar Artur Noemio Grynbaum, executivo da empresa desde 1986 e cunhado de Krigsner.

Fundadores da empresa O Boticário

Farmacêutico Miguel Krigsner e o sucessor Artur Noemio Grynbaum

Com uma gestão impecável, o Boticário tinha sua fórmula de sucesso em mãos. Em menos de 30 anos de história, a empresa conta atualmente com mais de 600 itens nas mais de 2.700 lojas no Brasil espalhadas por 1.520 cidades, e mais de 73 lojas e 1.000 pontos de venda em outros 15 países.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>