Notícias

Histórias de empresas familiares: Puma vs Adidas

Ciclos destaca os conflitos familiares

Ciúmes, frases mal colocadas, sentimentos reprimidos. Vêm desses exemplos a origem da maioria dos conflitos familiares ao longo de várias gerações. Desentendimentos que ficam ainda mais complicados quando se somam à relação de trabalho. Um problema que precisa ser remediado de forma detalhada para evitar prejuízos para os demais envolvidos, tais como como funcionários ou fornecedores.

Além de dano ao capital humano, os conflitos nas famílias empresárias podem impactar o mercado, seja no ramo de atuação ou na concorrência. Estima-se que 65% das falências de empreendimentos familiares ocorram por causa de conflitos entre parentes. Conheça abaixo a primeira história de empresas familiares que viveram ou vivem em conflito público: Puma vs Adidas.

 

Irmãos, irmãos. Negócios à parte

 

Conflito familiar entre adidas e puma

 

Adi e Rudolf Dassler, nasceram em uma pequena cidade alemã, Herzogenaurach. Artesãos habilidosos, passaram a confeccionar sapatos para clientes espalhados por toda região onde viviam, a Baviera. Mesmo com a fama e os altos rendimentos que conquistaram no mercado alemão nos anos de 1930 e 1940, as respectivas esposas dos irmãos Dassler não se gostavam, o que potencializou um cisma nos negócios.

Surge desse racha duas das maiores empresas de artigos esportivos do mundo: Adidas (de Adi) e Puma (de Rudolf). Recentemente, as empresas, em comunicado conjunto, divulgaram que fizeram as pazes, nenhuma, porém, pertence a herdeiros da família Dassler. A Adidas é controlada por vários acionistas minoritários, ao passo que a Puma foi vendida, em 2007, a um grupo de investidores franceses.

 

Fontes:

 

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>